Começa nesta quarta-feira (23) a exposição “Circulando pela Arquitetura Modernista de Curitiba”, do fotógrafo Washington Takeuchi, que vai celebrar os 323 anos de Curitiba.
A mostra fica em cartaz até o dia 29 de março, no 1º Piso do Shopping Jardim das Américas.

Takeuchi nasceu em Mandaguari, norte do Paraná, e mudou-se para a capital em 1978. Morou no coração de Curitiba: a Praça Osório. Da janela do Edifício Asa viu a cidade crescer, viu o Edifício Moreira Garcez pegar fogo, viu a praça ser iluminada, levou seus sobrinhos para brincar no Robô Escorregador, viu a Gilda beijar os distraídos da Boca Maldita e circulava pela rua das Flores como se fosse seu quintal.
E lá no meio disso tudo, os prédios que desde sempre fizeram parte do seu cotidiano e que mais tarde aprendeu serem exemplares importantes da arquitetura modernista de Curitiba, tais como a Biblioteca Pública do Paraná, os edifícios Provedor André de Barros, Gemini, Brasilino Moura, Itália, o Teatro Guaíra e tantos outros nos bairros adjacentes, todos obras de grandes engenheiros/arquitetos tais como Elgson Ribeiro Gomes, Romeu Paulo da Costa, Rubens Meister, Vilanova Artigas, Frederico Kirchgäesner, Leo Linzmeyer, Ayrton Lolô Cornelsen.
A fotografia sempre foi um de seus interesses. Formou-se na Omicron Escola de Fotografia, quando já mantinha o blog Circulando por Curitiba, onde junta as duas paixões: fotografia e Curitiba. No blog, há mais de seis anos, publica diariamente uma foto de sua autoria, tendo sempre a cidade de Curitiba como o elo que une todas as imagens já postadas.
No meio desse acervo, a arquitetura modernista ocupa um capítulo especial. Quando o Paraná comemorou o seu centenário de emancipação política, a arquitetura modernista foi a escolhida para marcar em Curitiba esse momento e nessa exposição, estará uma parte desse patrimônio.
*com divulgação